Os trabalhos acadêmicos, sejam eles de conclusão de curso ou propostas de investigação para programas de pós-graduação podem ser comparados a quebra-cabeças criativos, necessitando articulação e encaixe entre as partes. A estrutura de um trabalho varia de acordo com a área de estudo, o tema e o perfil das instituições, mas algumas dicas são imprescindíveis para qualquer trabalho, principalmente aqueles do campo das ciências humanas.
1- Leitura nunca é demais!
Quem deseja estudar sabe que leitura nunca acaba, mas é preciso saber filtrar o que será necessário para aumento do conhecimento sobre o tema e para as partes do trabalho científico. Em cada fase há um tipo de leitura e o encontro de várias obras e autores é sempre uma surpresa desafiadora.
2 - Questões e objetivos bem definidos!
As questões de pesquisa indicam o problema que você encontrou ou pensou quando escolheu o tema. Elas indicam também as lacunas na área a ser estudada, o que ainda precisa ser pesquisado. É muito importante ler sobre o tema escolhido, averiguando o que já foi bem discutido a fim de aprofundar sobre o tema e contribuir não só com o crescimento pessoal, mas com o campo científico, ajudando assim outras pessoas e instituições; afinal, esse é um dos papéis da Ciência. Os objetivos delineiam o que está sendo proposto como se fosse um esboço de um desenho.
3 - Metodologia coerente!
Na metodologia definimos técnicas de coleta e de análise dos dados, observando o tempo, o local e os sujeitos da pesquisa, fazendo uma tessitura entre leituras, questões e objetivos.
4 - Discussão dos resultados bem fundamentada!
Os resultados encontrados precisam ser analisados e fundamentados, por isso a leitura nunca acaba e o quebra-cabeças é integrado para formar o todo.
5 - Saber concluir!
Depois de tanto trabalho em pensar questões, estudar, delinear os passos da pesquisa, coletar, estudar mais, analisar e fundamentar todo o trabalho é preciso não perder o pique, afinal nadar e morrer na praia não é legal! A conclusão resgata todos os passos percorridos, por isso precisa ser enxuta, mas bem organizada.
Todas as fases de um trabalho acadêmico são importantes; encontrar as peças e saber encaixá-las dá trabalho, mas com certeza o resultado vale à pena!
Bom trabalho!


Nenhum comentário:
Postar um comentário